quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O perfil do orixá numa visão antropológica

O PERFIL DO ORIXÁ Numa visão antropológica, os Orixás são vibrações de energia, cada uma numa faixa própria, com as quais os seres humanos se identificam, o que justifica a existência de "filhos" de diferentes Orixás. Assim os "filhos" de um determinado Orixá - sofre mais influência de um, por exemplo, pela data de nascimento e signo correspondente - são aqueles cujo metabolismo básico e características pessoais de comportamento se identificam com o modelo comportamental inconsciente coletivo que se relaciona a este Orixá. Cada Orixá tem claramente identificado seus arquétipos. Todos nos influenciam em maior ou menor intensidade.

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DOS FILHOS DE OXÓSSI
Geralmente Oxóssi é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Sua luta é baseada na necessidade de sobrevivência e não no desejo de expansão e conquista. Busca a alimentação, o que pode ser entendido como sua luta do dia-a-dia. Esse Orixá é o guia dos que não sonham muito, mas sua violência é canalizada e represada para o movimento certo no momento exato. É basicamente reservado, guardando quase que exclusivamente para si seus comentários e sensações, sendo muito discreto quanto ao seu próprio humor e disposição.
Os filhos de Oxóssi, portanto, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada um. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo , é marcado por um forte sentido de dever e uma grande noção de responsabilidade. Afinal, é sobre ele que recai o peso do sustento da tribo.
Os filhos de Oxóssi tendem a assumir responsabilidades e a organizar facilmente o sustento do seu grupo ou família. Podem ser paternais, mas sua ajuda se realizará preferencialmente distante do lar, trazendo as provisões ou trabalhando para que elas possam ser compradas, e não no contato íntimo com cada membro da família. Não é estranho que, quem tem Oxóssi como Orixá regente, relute em manter casamentos ou mesmo relacionamentos emocionais muito estáveis. Quando isso acontece, dão preferência a pessoas igualmente independentes, já que o conceito de casal para ele é o da soma temporária de duas individualidades que nunca se misturam. Os filhos de Oxóssi, compartilham o gosto pela camaradagem, pela conversa que não termina mais, pelas reuniões ruidosas e tipicamente alegres, fator que pode ser modificado radicalmente pelo segundo Orixá (ajuntó). São pessoas tipicamente extrovertidas, gostando de viver sozinhas, preferindo receber grupos limitados de amigos. É portan to, o tipo coerente
com as pessoas que lidam bem com a realidade material, sonham pouco, têm os pés ligados à terra.

Importante, na apometria, verificar se há desarmonia nestas vibrações com o consulente. Se apresenta mediunidade deseducada - reprimida - as vezes umas incorporadas com os cânicos de Oxossi dão grande sensação de bem estar. Indicado, até, a entrada numa corrente de desenvolvimento na Umbanda, quanto houver orientação segura neste sentido.

Assim ocorre com o 7 Orixás: cada um dos médiuns tem mais afinidade em determinado momento da sua educação mediúnica com um.

Nenhum comentário: