segunda-feira, 23 de maio de 2011

Povo Cigano: Uma breve dissertação sobre este surpreendente povo

Tudo que dissermos sobre os ciganos é baseado em conjecturas pois não se tem como fazer uma reconstituição histórica por falta de dados suficientes para garantir sua autenticidade.Sendo que os ciganos não possuem até hoje uma linguagem escrita fica impossível saber qual a verdadeira origem deste povo.Baseamos então em suposições e similaridades.
Supõe-se que eles tiveram seu berço na civilização da índia antiga,dois ou 3 milênios antes de Cristo.
Foi feito pelos estudiosos uma comparação do Sânscrito (que é o idioma da Índia –um dos mais antigos idiomas do mundo) e do idioma falado pelos ciganos e assim encontraram muitas palavras com o mesmo significado.
Outras observações foram feitas com relação ao tipo físico e cor de pele que tem semelhança entre os ciganos que são de tez morena e também os hindus, e assim como a forma de se vestirem , o gosto pelas roupas coloridas vistosas, além das crenças religiosas que fala sobre reencarnação e na existência de Deus Pai e Absoluto.
Para ambos os povos a religiosidade é de grande importância,conhecem e dão grande ênfase ao respeito às leis divinas , e a lei do karma .
Interessante também observar que os hindus veneram uma deusa de nome Kali,considerada mãe universal e que esta tem a tez negra , e os ciganos também possuem uma santa de tez negra conhecida por Santa Sara Kali, acreditando-se aí ter sido feito um paralelismo com a deusa hindu.
Outro ponto que nos chama a atenção é o gosto pela dança e pela música , e as vestes coloridas que tantos os ciganos usam com os hindus.
Bem contudo tudo que temos foi dito no início que são suposições e nada foi provado.
Num passado este povo buscou terras novas onde pudessem viver com liberdade., foi daí que se tornaram um povo nômade.Não se fixando na verdade em nenhum lugar.Contudo era importante para eles manter seus costumes , crenças e tradição vivas.Não se apegaram em lugar algum , sempre se mudando de um lugar para o outro.Foi assim que criaram as tendas ,suas moradias de tecido resistentes acampanhando-se onde desejavam e era possível.
Sendo nômades não possuem uma pátria ,são universais.Possuem um profundo sentido de união, viajam e vivem em grupos, em família.Possuidores de um grande companheirismo e profundo sentimento de solidariedade.Dentro do grupo em que vivem seguem regras e normas,para que possam conviver de uma forma harmoniosa.Sua cultura e tradição foram perpetuadas até os dias de hoje, mesmo sendo perseguidos , e difamados mantiveram suas regras e respeitam-na , e é isto que faz com que o grupo sobreviva, assim como sua cultura e tradição.
O idioma falado pelos ciganos é o ROMANÊ OU ROMANEZ ,que é uma linguagem própria e exclusiva.Sendo uma língua ágrafa não possui uma escrita e é passado oralmente de uma geração para a outra.E uma linguagem que não tem representação gráfica definida e não existe um dicionário da língua dos ciganos.Portanto tanto o idioma a sua cultura e tradição é transmitido oralmente.

O povo cigano se espalhou por todas as regiões do planeta,por longo período de existência muitos grupos se extinguiram naturalmente ou por força de guerras e lutas nos paises onde estiveram acampados , contudo novos grupos surgiram e estão entre eles os mais importantes como os Grupos Kalon, que são da Espanha e Portugal, o grupo Moldovano que originou da Rússia, os Hoharanó da Turquia, os grupos Kalderash e Matchuiya que são da Romênia da antiga Iugoslávia.
Os primeiros grupos ciganos chegaram ao Brasil em meados do século XVII e vieram de Portugal.
A família para os ciganos representa a unidade que se juntando a outras, forma um clã, que para ser respeitado como um todo deve ser respeitado suas unidades constituintes.


O comando da família é exercido pelo homem, que é o responsável pela família,pois ele é o líder e compete a ele a segurança e o sustento da família.O homem exerce as tarefas mais pesadas, e é ele quem resolve as situações mais difíceis.È respeitado pela mulher e os filhos, que são a ele inteiramente subordinados.Cabe ao homem resolver as pendências , o casamento dos filhos, e é quem decide o destino das viagens que devam fazer e para onde ir, alem de todos os assuntos que diz respeito ao clã .Geralmente os ciganos não vivem no concubinato , são casados ,unidos pelos laços matrimoniais.Já a esposa cigana está sempre pronta a servir o marido, a ela compete cuidar da casa dos filhos, educar e zelar pelos filhos além de cuidar dos sogros como se fossem seus pais. Ambos ,marido e mulher respeitam o lar como se fosse um ambiente sagrado .Evitam desavenças diante dos outros e tampouco diante dos filhos.
A mulher cigana significa o lado terno e espiritual dos lares ciganos, embora esteja em posição inferior ao homem é tratada com muito respeito por ser ela aquela que possui a maternidade.As meninas aprendem com a mãe a realizar as tarefas do lar, e ajuda a cuidar dos irmãos menores.Além de desempenhar tarefas de casa aprendem a dançar , a ler as cartas, e a ler as mãos , a executarem rituais e cerimônias , os preceitos religioso.
No momento de se casar é escolhido um marido para ela e feito um acordo entre eles e um dote deve se dado.Geralmente a moça cigana se casa jovem e devem ser virgens; caso aconteça uma experiência antes do casamento para eles constitui uma grande desgraça.
As vestimentas das ciganas são coloridas e longas mas sempre resguardando do corpo , nenhum decote ousado , saias rodadas, lenços na cabeça, xales, tudo muito colorido. As vestimentas representam um dos aspectos mais importantes dentro da cultura cigana. São atraentes e sedutoras.Possuidoras de grandes intuições usam seus dons de adivinhação,através das cartas e lendo as linhas das mãos e desta maneira ganham algum dinheiro .
Os homens ciganos no passado executavam profissões simples como ferreiros ,artesões, pequenos comerciantes , cavaleiros e também eram adestradores e comerciantes de cavalos .


Atualmente os ciganos trabalham dentro das artes como músicos, dançarinos, compositores ,artistas de teatro e cinema , dentro também do mundo dos circos, e nas bandas musicais.
A pessoa idosa para os ciganos merece a maior estima e é muito respeitado pois ele detém o conhecimento a sabedoria , a experiência de vida , portanto os seus conselhos são ouvidos pelos jovens e pelos adultos. São considerados os mais sábios.


As crianças ciganas vivem em total liberdade e contato com a natureza mas acompanham seus pais em todas as ocasiões de festividades e cerimônias assim como estão sempre boa parte do tempo com os mais velhos.São muito amadas e respeitadas,
Quando os ciganos se estabelecem por um longo período em um lugar as crianças freqüentam a escola por um curto tempo, o suficiente para aprender o básico como a língua do país, as operações matemáticas mais simples.
Quando um cigano ou uma cigana infringem as leis ,ele é julgado no Tribunal de Justiça Cigano ou o CRIS ROMANI, este tribunal é formados pelos ciganos idosos homens somente ou pelos mais velhos dos grupos.O CRIS ROMANI é totalmente falado em Romanê ,e não exime o réu ou a ré da justiça do país local caso o delito seja mais sério ou se enquadre nas leis universais, ou particulares do país onde estes estejam acampados.


A dança cigana é uma das mais vivas e exuberantes formas de expressão , é uma dança alegre e contagiante de muita vivacidade e acompanhada pela musica de seus instrumentos,assim como pelo bater de palmas e castanholas , além das batidas secas do pé no chão .Espantam qualquer negatividade.Dizem que os ciganos dançam com alma, ou seja com o sentimento.Não existe uma regra e nem uma coreografia propriamente dita.
Nas festas as ciganas usam suas melhores roupas além de suas jóias; Ao executarem os movimentos da dança se torna muito belo e cheio de graça.Este tipo de dança se assemelha muito com a dança árabe e hindu.Sempre usando muito as mãos e os braços e balançando-se da cintura pra cima.E é dançada pelo prazer nunca por obrigatoriedade.Com alegria nos olhos e sorriso nos lábios.
Se olharmos de uma forma mágica diríamos que a “Vida Cigana” é uma dança permanente!



Em homenagem do Cigano Yago´


*************************************
Biografia-CIGANOS –OS FILHOS MÁGICOS DA NATUREZA.
Editora Madras - Rosaly Mariza.

Nenhum comentário: