terça-feira, 7 de julho de 2009

Iemanjá e sua atuação em nossas vidas

Iemanjá é a orixá com maior popularidade e aceitação entre os não iniciados. De um modo geral, excetuando-se os religiosos ortodoxos e pouco tolerantes, Mamãe Iemanjá é respeitada e reverenciada em todo o Brasil. Na Àfrica é conhecida por uma diversidade de nome: Yemowô, Yewa, Iyamassê, Yemojá entre outros. No Brasil, especialmente na Umbanda é chamada Iemanjá com "I", e nos cultos de nação, costuma ser chamada Yemanjá com "Y" ou Yemonjá. Que importam os nomes, Janaína, sereia, dona dos mares, etc; se todos nós a temos em nossos corações. Protetora dos pescadores e muito amada pelas pessoas que vivem à base dessa economia. Encontra um reduto de súditos em Porto Alegre,Rio de Janeiro, Salvador, entre outras cidades. Sua festa mais popular acontece no dia 02 de fevereiro, onde seus filhos e devotos levam suas bem elaboradas oferendas ao mar, outros deixam uma rosa e há os muitos que não levam oferenda alguma, ou melhor, leva a maior oferenda que se possa fazer, sua fé e seu amor.

Sua imagem pode ser representada por uma linda mulher branca de cabelos extremamente longos, por Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Glória; ou pode ser representada por uma bela mulher negra, seguindo a origem africana. Seu sincretismo com Nossa Senhora facilitou a aceitação e polarização do orixá entre as pessoas de outras religiões. Fato é que ninguém tem vergonha de ofertar rosas brancas à Iemanjá em plena praia lotada, na noite de reveillon. Sua cor na Umbanda é o azul claro ou azul da cor do mar. em suas oferendas costumam haver flores brancas, velas azuis, perfumes, espelhos, frutas, manjar branco, canjica, arroz doce, mel etc.

Outro ponto que facilitou a aceitação desse Orixá é sua imagem arquetípica da Grande Mãe. Iemanjá é sim, a grande deusa, que me perdoe, minha amada Mãe Guerreira, Iansã. Todos nós, Umbandistas nos sentimos um pouco seus filhos, ou netos, já que ela é Mãe de quase todos os Orixás.

Como Deusa do Mar, representa a fecundidade, da procriação, da fertilidade e do amor. Tenho com Iemanjá uma história antiga, em momentos em que a melancolia, tristeza ou desânimo me invadem, e olha que isso é muito raro, pois como filha de Iansã com Ogum, dificilmente me entrego, enfim, nessas circunstâncias, quem penetra minha alma e a torna limpa e cristalina é querida Mamãe Iemanjá. O interessante é que ao mesmo tempo que nos acalenta, ela nos reabilita a alegria. a força e a vontade de continuar, tudo fica claro e mais leve. Outro momento em que recorri a essa querida, foi quando sofri muito por um amor complicado, pedi a ela (com fé e determinação, pois de fato era isso que eu queria) que levasse para mares distantes aquele sentimento que me tomava por inteiro e obviamente me fazia muito mal. Foi uma grande benção, em menos de um mês minha vida e meus sentimentos haviam tomado outro rumo, navegava agora por mares bem mais calmos e seguros. Essa Grande Mãe nos acolhe em seu colo sempre que precisamos, a ela não importa se somos seus filhos (de cabeça) ou de qualquer outro Orixá.


ODOIÁ MÃE MAIOR
SARAVÁ IEMANJÁ
SARAVÁ SEUS FILHOS.



PEDIDOS À IEMANJÁ

Algumas pessoas que não pertencem à Umbanda ou aos cultos de Nação, costumam na passagem do ano, ir até à praia para comemorar e ofertar rosas brancas à Iemanjá.

Os pedidos, obviamente, variam de pessoa para pessoa, tal como a sua fé e a consequente realização.

Nossa amada Mãe Iemanjá pode ajudar em todas as questões de:

SAÚDE, AMOR, PAZ, HARMONIA FAMILIAR, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, MATERNIDADE, RENOVAÇÃO DOS SENTIMENTOS, ELIMINAÇÃO DE VÍCIOS, LIBERTAÇÃO DE RELACIONAMENTOS AMOROSOS QUE CAUSAM SOFRIMENTOS PROTEÇÃO ESPIRITUAL, FORTALECIMENTO PSÍQUICO ENTRE OUTRAS.

Tal qual o movimento incessante do mar, a vida também é dinâmica e deve ser renovada todos os dias.

As vezes as águas vêm em forma de fortes e devastadoras ondas, em outros momentos vêm numa marola suave e cadenciada. Ambos os movimentos são necessários, assim como devemos aprender a enfrentar as tormentas que são necessárias ao nosso desenvolvimento e que são inerentes à condição humana.

E também devemos nos deixar levar e relaxar com a calmaria, que muitas vezes chamamos de tédio.

O mar traz, o mar leva, e nós... aprendemos!!!

FAÇA SEUS PEDIDOS, COM FÉ, ENTREGUE SUA ROSA, RECITE UMA ORAÇÃO.
SALVE NOSSA AMADA MÃE IEMANJÁ.




OFERENDAS PARA IEMANJÁ

OFERENDA 1.
7 Velas brancas
7 Velas azuis
Champagne
Manjar branco
7 Rosas brancas
7 Fitas azuis (1m. cada uma)
7 Fitas brancas (1m cada uma)
1 Bilhete com no máximo 3 pedidos
Local de entrega: areaia da praia

OFERENDA 2
Arroz cozido na água, sem açúcar e depois de pronto regar com mel
Água mineral
1 Vela branca
1 Vela azul
1 Rosa branca
Local de entrega: pode ser em casa

OFERENDA 3
1 Garrafa de champagne ou espumante
1 Vela azul
1 Rosa branca
Local de entrega: Areia da praia

Nenhum comentário: