sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Oxóssi

Oxóssi é a Natureza, especificamente nas matas e no reino animal. É o conhecedor das ervas e o grande curador. É a essência da nossa vida. Seu filho tem um tipo calmo, amoroso, encantador, preocupado com todos os problemas. Um grande conselheiro pelo seu gênio alegre, muito embora com forte tendência à solidão. Incapaz de negar qualquer ajuda à alguém, sabe, como poucos, organizar o caminho para as soluções complicadas. Com respeito à sua própria organização familiar, é muito apegado as suas coisas e à sua família, à qual dedica atenção total no sentido de provê-la e encaminhá-la. Diante as dificuldades próprias é muito hesitante, mas acaba vencendo, sustentado pelo seu interior alegre e otimista. É carente. Não assume o problemas dos outros, mas fica lado a lado ajudando-os. Ama a Liberdade e a Natureza. O mato, as águas, os bichos , as estrelas, o sol e a lua, são a bússola de sua vida. Não discute a fé. Acredita e é fiel seguidor da religião que escolheu. Não é ciumento e muito menos rancoroso. Quando atacado custa revidar. Quando o faz se torna perigoso. É, neste particular, ladino como os índios. Pisa macio, mas é certeiro. Tem um gosto refinado. Gosta das coisas boas, veste-se bem e cuidadosamente. O filho de Oxóssi é talvez o mais equilibrado. Para que sua vida melhore, deve despertar aquele gigante que habita sua essência, o que o tornaria mais disposto a encarar as suas próprias dificuldades.
DIA DA SEMANA: quinta-feira
CORES: verde
SÍMBOLOS: arco e flecha (damatá), chicote (iruquerê)
ELEMENTO: terra
METAL: latão
AMALÁ: 7 velas verdes e 7 brancas, a mesma bebida de Ogum, 7 charutos, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel, fitas verde e branca. Local de Entrega: Na entrada da mata (obs. a mesma de ogum)
ERVAS: Malva Rosa, Mil Folhas, Sete Sangrias, Folhas de Aroeira, Folhas de Fava de Quebrante, Folhas de Samambaia, Flores do Campo. Folhas de Palmeira, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Jurema, Folhas de Maracujá, Folhas de Palmito, Folhas de Abacateiro, Capeba, Manacá, Alecrim, Guiné, Vence Demanda, Abre Caminho, Peregum (verde), Taioba, Espinheira Santa, Jureminha, Mangueira, Desata Nó, Alfavaca, Caiçara, Eucalipto.
Pontos da natureza. Matas
Flores: Flores do campo
Essência: Alecrim
Pedras: Esmeralda, Amazonita (Turqueza, Quartzo verde, Calcita verde)
Saúde: Aparelho respiratório
Planeta: Vênus
Chakra: Esplênico
Saudação: Okê Aro (Oké Kokê maior)
Animais: Tatu, veado, javali (Qualquer tipo de caça)
Comidas: Axoxô (milho com fatias de coco), frutas
Número: 6
Data comemorativa: 20 de janeiro
Sincretismo: São Sebastião

2 comentários:

Blogger disse...

Oi.e

Fiz o Ajuntó.
Sou Oxossi com Oxum

abraços

Katia disse...

Viu...as vezes minha intuição ñ falha!!!

bjo.