domingo, 16 de novembro de 2008

Oxum

O filho ou filha de Oxum, a Rainha da Água doce, dona dos rios e das cachoeiras, carrega todo o tipo de Iemanjá. A maternidade é sua grande força, tanto que quando uma mulher tem dificuldade para engravidar, é à Oxum que se pede ajuda (pelo Amalá). A diferença maior é a vaidade. Filho de Oxum ama espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias caras, ouro, é impecável no trajar e não se exibe publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta e a mulher do cabelo e da pintura. Normalmente tem uma facilidade muito grande para o choro. É muito sensível a qualquer emoção. Talvez ninguém tenha sido tão feliz para definir a filha de Oxum como o pesquisador da religião africana, o francês Pierre Verger, que escreveu: "o arquétipo de Oxum é das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Das mulheres que são símbolo do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais, porém mais reservadas que as de Iansã. Elas evitam chocar a opinião publica, á qual dão muita importância. Sob sua aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social". Seu maior defeito é o ciúme.
DIA DA SEMANA: sábado
CORES: amarelo
SÍMBOLOS: leque ( abebé ) com estrela, espelho,
ELEMENTO: água
METAL: latão
AMALÁ: 7 velas brancas e 7 amarelo claro, água mineral canjica branca, fitas amarelo claro e branca. Local de Entrega: Ao lado de uma Cascata, Cachoeira.
ERVAS: Erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou grande, Chuva de Ouro. Manjericona, Erva Sta. Maria, Gengibre, Calendula, Rosas e Palmas Amarelas



Este texto é oferecido ao Rafael (piá), que é o novo filho de Oxum (Oxossi com Oxum)

3 comentários:

Blogger disse...

Sou EU!!

Qualquer semelhança não é mais mera coincidência.. hehehe

Tá explicado pq adoro espelhos ou reflexos e sou um pouquinhozinhoinho ciumentinho.

hugbear

Laura disse...

"Eu vi Mamãe Oxum na cachoeira
sentada na beira do rio
colhendo lírios, lírio ê
colhendo lírios, lírio á
colhendo lírios pra enfeitar
nosso Congá..."

Laura disse...

E Rafael, parabéns pelo Ajuntó... Saravá!
(ando querendo saber o meu...)