domingo, 11 de março de 2012

Um pouco sobre Quimbanda

Primeiramente começo fazendo a distinção entre as palavras KIMBANDA e QUIMBANDA:


KIMBANDA: significa curandeiro no idioma kimbundu (idioma bantu falado na Angola); Os negros bantus trouxeram-na para o Brasil.

QUIMBANDA: culto com influência banto e permeado pela magia negra europeia.

MAGIA NEGRA: “ toda a magia que visa produzir umefeito aqui, em nossa realidade, é Magia Negra, seja para conseguir dinheiro,fazer alguém arrumar emprego, causar dano, ou até mesmo curar.”1 O mal aparece de acordo com a intenção de quem à pratica.

Ao pesquisarmos a palavra KIMBANDA na internet encontramos 99% das vezes a palavra ligada à magia negra eao mal propriamente dito. Mas geralmente os escritores destes textos se quer frequentaram um dia a Kimbanda, ese acham no direito de falar do que não sabem e atribuir a nós o que não nos pertence.

A Kimbanda nada mais é que “A Paralela Passiva da Umbanda”, trabalha mais com Exus do que outras entidades,mas nos desenvolvemos também com nossos guias Caboclos e Pretos-Velhos, e temos muito amor e respeito por eles.

A kimbanda é comandada pelos Exus Guardiões que executam a lei Kármica em nome das entidades superiorescomo os caboclos e pretos velhos.

Esta religião é perseguida historicamente, pois na tentativa de exercer um poder maior sobre seus fiéis aIgreja Católica utilizou-se da doutrina de Zoroastro, que prega que há um céu com um Deus Do bem e umInferno com um Deus do mal, e como exu trabalha na encruzilhada, cemitério e todos os locais considerados perigosos,não foi difícil para algumas pessoas dizerem que exu era o diabo Cristão.

Exu é uma entidade que atua como policial no baixo astral, que combate os kiumbas, e são entidades quedão o que é justo para cada um, mesmo que esta justiça para alguns seja considerada como um mal,mas é o que cada um merece, pois quem planta vento colhe tempestade.

Sabemos também que muitos destes títulos que recebemos vêm através de pessoas que pensam somente em lucros financeiros,e muitas vezes fingem ser médiuns (ou exploram sua mediunidade) e exploram a boa fé das pessoas dizendo que exu faz tudo,bem e mal e se vende por qualquer coisa...

Também há este preconceito em relação a Exu pelas imagens que são vendidas para os terreiros, os exus e pombagirascarregam chifres, patas, rabo, são deformados isto assusta os ignorantes e nos prejudica ao mesmo tempo, pois somos taxados de servidores do mal.

Minha mediunidade me permite enxergar e ouvir as entidades, desde pequena convivo com meu exu,e ele é muito bonito e os outros que trabalham na corrente também vejo-os em forma humana, todos muito bonitos.

Cabe a nós esclarecermos que não são as entidades que são más, mas sim o médium que teve a oportunidadede vir se redimir prestando a caridade e servindo a Deus, e decide fazer maldades desenfreadamente em trocade dinheiro e outras vantagens.

Vale ressaltar que estas pessoas más e desonestas encontramos em diversas religiões não só Umbanda e Quimbanda.

Contribuição de Natália Cunha

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arilson da Quimbanda disse...

Precisa estudar mais amigo, Kimbanda não é Umbanda apesar de muito Umbandista Fundamentalista gostar disso e Quimbanda não tem nada a haver com Europa na sua origem!