terça-feira, 15 de novembro de 2011

103 anos da umbanda

"Com os espíritos mais evoluídos aprenderemos!
Aos espíritos menos evoluídos ensinaremos.
E a nenhum espírito renegaremos!"
(Caboclo das 7 encruzilhadas)

Hoje, 15 de novembro — Dia da Proclamação da República —, a Umbanda completa 103 anos. Nos mais variados terreiros espalhados pelo país a data será comemorada com grandes festas em homenagens aos orixás.


Nesta data, em 1908, o Caboclo Sete Encruzilhadas, incorporado no médium Zélio Fernandino de Moraes, lançou os fundamentos da nova religião, que agregaria os pretos-velhos, os caboclos, as crianças (erês) e outras legiões de espíritos que não tinham espaço nas sessões espíritas, sob orientação kardecista.


Hoje, aos 103 anos, a Umbanda congrega milhares de adeptos no país e também no exterior, que buscam nas energias dos terreiros, no encontro com os caboclos e pretos-velhos o lenitivo para suas angústias.


Ao longo dos anos, a Umbanda incorporou elementos de diferentes religiões. Assim, embora suas bases tenham sido lançadas no Bairro das Neves, no município de São Gonçalo, Niterói (RJ), a Umbanda não deixa de ser uma religião de matriz africana, pois uma das suas principais características é o culto aos orixás cujas lendas chegaram ao Brasil por meio dos negros escravos.


Desejo a todos os que comemoram o aniversário da Umbanda nesta data o meu mais sincero PARABÉNS!


Que Zambi abençoe a todos nós, umbandistas que celebram ou não o aniversário da Umbanda nesta data, e que os bons espíritos possam continuar nos assistindo lá do alto.

Nenhum comentário: